A técnica cirúrgica de Implante Laparoscópico de Neuroprotese (Lion, na sigla em inglês) é um procedimento inovador que consiste na implantação de quatro eletrodos junto aos nervos ciático, femoral e pudendo.
Os eletrodos, programados para serem controlados pelo paciente, fazem diferentes combinações da largura do pulso, voltagem e frequência. Eles emitem baixas descargas elétricas e estimulam músculos que ajudam no controle das pernas, bexiga, reto, uretra e ânus.
Esta técnica foi trazida para o Brasil por pesquisadores da Unifesp e já foi realizada em diversos pacientes com lesão medular (que compromete os movimentos do corpo).
Com a ajuda da fisioterapia neurofuncional o paciente paraplégico, ou tetraplégico, pode recuperar a sensibilidade de membros e, dá chances de ele ficar em pé, até mesmo caminhar com o auxílio de um andador.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já incorporou esse procedimento e os planos de saúde que são obrigados a cobrir esse tipo de cirurgia em todo o país.
Daniela Menezes Tronquini
FISIOTERAPEUTA
CREFITO – 5 195.328-F