Estamos vivendo em tempos de pandemia há mais de um ano e meio e quem não conseguiu se proteger o suficiente, acabou tendo que lidar com a doença e muitos, com as complicações trazidas por ela. Grande parcela da população que contraiu o coronavírus foi afetada por sintomas mais severos que exigiu a internação hospitalar e atenção multiprofissional, mas ainda sim, sofreram com sequelas. Por isso, mesmo após receber alta, a recuperação e o tratamento continua.
Isso porque, sintomas como fadiga, dor no tórax, falta de ar, déficits cognitivos, alterações no sono e redução na capacidade funcional são relatados por muitos pacientes que tentam voltar à vida normal depois de curados.
Outra problemática é que, a longa permanência em UTI e o uso de algumas medicações podem agravar essas condições.
Sendo assim, a fisioterapia é importante para ajudar nesses casos, pois ela atua na reabilitação por meio de técnicas, exercícios e acompanhamento individualizado do paciente, sempre buscando maximizar a qualidade de vida do paciente.
Entre os benefícios da Fisioterapia Pós-Covid, estão: recuperação da força muscular, do condicionamento cardiovascular, da força muscular inspiratória e expiratória, melhora da sensação de dispneia e da efetividade da tosse, independência para realizar as atividades de rotina, retorno às atividades sociais e laborais e melhora da qualidade de vida.
Gostou destas dicas? Se estiver precisando de uma consulta de avaliação, entre em contato.