Labirintite (inflamação do labirinto da sua orelha interna) ocorre quando o nervo que segue dentro da sua orelha interna é infectado por um vírus ou uma bactéria. Seu médico pode determinar qual a causa da sua infecção e lhe prescrever o medicamento correto se for visto precocemente. Lesões no nervo da sua orelha interna afeta seu equilíbrio e sua audição. Você
também pode ter tonturas, vertigem (sensação que você está girando ou que os objetos estão girando), equilíbrio reduzido e alterações na sua audição.
Tontura, vertigem e desequilíbrio são sintomas comuns relatados por adultos durante as consultas. Todos são sintomas que podem resultar de um distúrbio vestibular periférico (uma disfunção dos órgãos de equilíbrio do ouvido interno) ou um distúrbio vestibular central (uma disfunção de uma ou mais partes do sistema nervoso central que ajudam a processar o equilíbrio e a informação espacial). Embora esses três sintomas possam estar ligados por uma causa comum, eles têm significados diferentes, e descrevê-los com precisão pode significar a diferença entre um diagnóstico bem-sucedido.
Tontura é uma sensação de desmaio . Ao contrário da tontura, a vertigem tem um componente rotacional e giratório, e é a percepção do movimento de objetos ao redor. Desequilíbrio significa simplesmente instabilidade, desequilíbrio ou perda de equilíbrio que muitas vezes é acompanhada por desorientação espacial.
Algumas pessoas apresentam tontura que parece estar relacionada com o pescoço. Isto é chamado de vertigem cervicogênica (VC) e significa que os sintomas da tontura são provenientes da coluna cervical. Pacientes podem sentir tontura, sensação de “cabeça vazia” e apresentar náuseas quando se movimentando ou mesmo em repouso. Os sintomas podem durar por
minutos ou horas. Alguns pacientes de sentem desequilibrados, entretanto não é incomum os pacientes com VC terem dificuldades em descreverem seus sintomas. A Vertigem cervicogênica é normalmente acompanhada de dores no pescoço, amplitude de movimento da coluna cervical reduzida, rigidez muscular. Muitos dos pacientes com VC limitam suas atividades e afazeres diários porque tem medo de se movimentar.
Reabilitação:
Para quem é indicado ou em quais situações?
A terapia é indicada para pessoas com perturbação do equilíbrio corporal, ilusão de movimento, sensação de instabilidade, flutuação, oscilação, vertigem crônica (sensação rotatória de objetos ou de si próprio), vertigem aguda, vertigem por mudança de postura, pacientes idosos com alteração de equilíbrio que apresenta quedas e desvio de marcha, tontura em veículos em movimento.
Como é realizado?
O fisioterapeuta é um especialista em movimento humano e deve detectar
limitações funcionais apresentadas pelo paciente. Por isso, quando um
paciente relata que tem “labirintite”, o profissional no ato da avaliação, deve definir junto ao paciente que tipo de tontura ele apresenta.
O tratamento baseia-se em manobras de reabilitação específicas para a
vertigem posicional ou exercícios físicos direcionados e repetitivos,
selecionados de acordo com as queixas do paciente e a alteração funcional,
os exercícios envolvem movimentos de cabeça, olhos e tronco e é
imprescindível o acompanhamento do profissional neste processo.