Dor no ombro é algo extremamente comum, sendo considerada a terceira maior causa de dor musculoesquelética na população em geral. Dentre as diferentes razões para dor no ombro, destaca-se a dor relacionada com o manguito rotador. O manguito rotador é um conjunto de músculos localizados na região do ombro que auxiliam a estabilizar e movimentar esta articulação.
Dentre as modalidades de tratamento mais comuns temos a fisioterapia, medicação e cirurgia. Estudos recentes 1, 2 tem indicado que cirurgia não traz efeitos superiores a fisioterapia. Devido a esta não superioridade de uma modalidade sobre a outra, tais estudos sugerem que a primeira alternativa de tratamento, para a maioria dos casos, deve ser fisioterapia. Quando esta modalidade não traz os efeitos esperados, considera-se cirurgia. No entanto, deve-se observar três importantes aspectos no tratamento fisioterapêutico da dor no ombro relacionada com o manguito rotador. O primeiro, ela deve ser o mais precoce possível. Segundo, a fisioterapia deve ser baseada de exercícios terapêuticos. Terceiro, o tratamento deve ser mantido por pelo menos seis semanas. Se tais aspectos forem respeitados, a possibilidade de necessitar de outras modalidades terapêuticas é muitomenor e os resultados terapêuticos são mais promissores.
RAFAEL BAESKE
FISIOTERAPEUTA
CREFITO 5- 55.297-F
Doutorando em Ciências da Reabilitação pela UFCSPA – Área de pesquisa: OMBRO
Mestrado em Terapia Manual (Inglaterra) ALBRECHT – Clínica Integrada de ReabilitaçãoProfessor nas Faculdades Integradas de Taquara
1- Nazari et al (2019). The effectiveness of surgical vs conservative interventions on pain and function in patients with shoulder impingement syndrome. A systematic review and meta-analysis. Plos One, 14(5): e0216961.
2- Dickinson et al (2019). Physical therapy versus natural history in outcomes o rotator cuff tears: the Rotator Cuff Outcomes Workgroup (ROW) cohort study. J Shoulder Elbow Surg, 28: 833-838.